Resenha: Tumbling (J-drama)

Depois de muito pensar em qual seria o primeiro dorama a ganhar resenha aqui no blog, finalmente eu decidi. E o escolhido de hoje é um dos meus J-dramas favoritos, Tumbling. Na verdade, já faz algum tempinho que assisti ele - já assisti duas vezes -, mas só agora que criamos o blog, posso expressar minha opinião e meu amor pela história, personagens e todos os demais aspectos desse meu queridinho. Bom, vamos ao que interessa.



Título: Tumbling / タンブリング
Gênero: Drama, Amizade e Esportes.
Episódios: 11 (50 min.)
Ano: 2010
Nota: 10/10

Sinopse: Azuma Wataru, um estudante do terceiro ano do ensino médio, é um garoto revoltado que coloca medo em todos a sua volta. Até que um dia, seu professor diz que ele tem participar de alguma atividade do clube, a fim de compensar a quantidade de faltas e as pontuações baixa do aluno, caso contrário, reprovaria. Devido ao seu temperamento ruim e pavio curto, não consegue durar muito tempo nos clubes em que entra e sempre arranja confusão. Nesse meio tempo, ele conhece Satonaka Mari, uma bela estudante transferida que juntou-se ao grupo de Ginástica Rítmica do colégio. Então, por essa razão, ele se junta ao clube masculino de Ginástica Rítmica que com muito poucas pessoas, ainda tenta obter espaço dentro do esporte, sob o comando de Takenaka Yuta. Eles são ridicularizados pela treinadora de ginástica rítmica do clube feminino, e também quase não são autorizados a utilizar o ginásio. No entanto, quando um sexto rapaz se junta ao clube, Yuta, juntamente com seus amigos, finalmente consegue participar de uma competição por equipes, que era seu sonho desde criança.


Pra falar a verdade, antes de assistir, a minha irmã - sim, a mesma que atualiza o blog - já havia assistido o primeiro episódio. Pelo que ela havia me dito, acho que não gostou muito - risos. Por essa razão me desanimei de cara e desisti de assistir na época. Mas graças ao cast que é perfeito, contando com meus atores queridinhos (acho que todos menos o carinha de óculos, desculpa Kaneko), eu decidi assistir. E foi a melhor decisão que tomei no mundo dos doramas - talvez exagerei um pouco, hehe.

Vamos primeiro aos personagens que amo muito - fangirl mode on.

Wataru espalhando sua fofura pelo mundo.

Azuma Wataru (Yamamoto Yusuke) é aquele tipico carinha revoltado da sua sala, mas como estamos falando de um dorama Japonês, ele tem um cabelo vermelho nada chamativo rs, tem sua gangue e gosta de bater nos outros. Por alguns motivos ele é obrigado a entrar em algum clube, mas acaba parando no de ginástica rítmica para impressionar a Mari-chan, a garota que ele conheceu e que se apaixona de cara. É muito interessante ver a forma que ele se transforma no decorrer do drama. Ele acaba se agarrando à ideia de ser um ginasta e descobre sua paixão também por esse esporte, sem contar a verdadeira amizade. Além disso, pode não parecer mas ele tem um forte sentimento de unidade, sempre querendo manter todos juntos e uma veia hilária de humor. 

Takenaka Yuta (Seto Koji) é o Capitão do clube de Ginástica Rítmica. Desde de que vira uma apresentação desse esporte quando pequeno, corre atrás do seu sonho que é justamente participar dos campeonatos e se tornar um ginasta profissional. Ele é sério e centrado mas é descriminado por praticar esse esporte junto com seus amigos.

Tsukimori Ryosuke (Miura Shohei) é o melhor amigo de Wataru e também membro da gangue inicialmente. Depois de alguns acontecimentos ele acaba entrando no clube e todos ficam impressionados com sua facilidade de aprender e executar os movimentos desse esporte. No começo ele é meio misterioso e brigão, sem contar que um pouco mulherengo, rs. 

Kiyama Ryuichiro (Daito Shunsuke) é um estudante da mesma classe que os outros garotos. Até a metade do dorama ele aparece algumas vezes e nos é mostrado que ele tem alguma ligação com Wataru. Ele é bem misterioso e vive sozinho. No decorrer da série descobrimos o motivo disso (que não vou falar porque iria ser spoiler, hehe), que é muito digno e bonito, nos mostrando o valor da amizade. Como os outros garotos, ele acaba entrando no clube e é bem esforçado.

Hino Tetsuya (Nishijima Takahiro) é um aluno do segundo ano e desde o começo estava no clube de ginástica. Porém, diferente dos outros quatro integrantes iniciais, fazia apenas apresentações solo e por ser bom e já ter recebido prêmios, recebe bem mais apoio por parte da escola apesar de seu pai meio que rejeita-lo por isso. Ele é retratado como indiferente em relação aos membros do clube. Eu pessoalmente não gostava muito dele, mas no final era inevitável não acha-lo fofo.

Nippori Keiji (Kaku Kento) é também aluno do segundo ano, mas porque ele reprovou. Ele era membro da gangue mas por sempre estar junto com Wataru e Ryosuke, acabou entrando para o clube. Ele foi um dos mais animados com essa ideia, mas não era muito bom. É um amigo fiel e meio bobão, o que eu achava uma graça. No decorrer do dorama, mostra que ele tem que cuidar da sua irmã e tem problemas financeiros.

Mizusawa Taku (Yanagishita Tomo) é um membro inicial do clube e também aluno do terceiro ano. Ele é sempre calmo e reservado. Acho que ele é o melhor amigo do Yuta. No decorrer do dorama ele começa a se comportar de maneira estranha e inicialmente é contra a entrada do Kiyama no clube, mas logo descobrimos o porquê. 

Tsuchiya Satoshi (Tomiura Satoshi) é o mais novo dos integrantes. Não lembro exatamente que série ele estava, mas provavelmente, no primeiro ano. Ele admira o esporte e decide participar logo no começo do dorama. Ele é bastante aplicado e esforçado, mas por causa de uma doença ele não pode mais participar do clube como atleta. Por ser amado por todos, no final ele acaba virando o gerente do clube.

Kaneko Atsushi (Tamoto Soran) é um membro inicial do clube e aluno do terceiro ano. Ele é bem esforçado apesar de não ser um dos melhores. Apesar de fazer parte do cast principal, ele é como se fosse um personagem mais secundário, rs.

Claro que tinha outros personagens, como a mãe do Wataru e o carinha meio retardado engraçado que gostava dela mas não tinha oportunidade de falar. Ri muito com ele. Sem esquecer do outro grupo de ginástica do colégio rival. Sempre quando o capitão deles aparecia na tela eu tinha vontade de soca-lo, risos.

Pelo visto meu post vai ficar enorme, sorry! Bom chega de enrolação e vamos ao que interessa.

Na maioria dos episódios (principalmente mais pro final do dorama) podemos ver lindas apresentações em grupo. Dos outros grupos mais experiente e profissionais, mas também dos nossos garotos. Quando você vê o Wataru, Ryosuke, Yuta e companhia dando piruetas, não pense que eles usaram dublês. Sim! Foram eles mesmo que estavam lá, dando saltos e saltos no ar. Todos, os integrantes, que são atores antes de tudo, começaram do zero e treinaram por oito meses só para fazer o dorama. 
Em alguns videos disponibilizados no Youtube, podemos ver todo o processo deles. A cara de cansaço no final do treino, a expressão de dor quando se machucavam ou faziam muito esforço, o rosto sorridente ao conversaram com todos e a emoção, saudade e sensação de dever perfeitamente - e põe perfeito nisso - cumprido ao final das gravações. É muito emocionante ver que no decorrer das gravações eles viraram super amigos na vida real, passando por tudo isso juntos, assim como no dorama.


Eles treinando para executar os movimentos de ginástica Rítmica.

Bom, apesar do motivo principal do Wataru ter entrado no clube ser sua paixão pela Mari-chan, o dorama não tem nadica de nada de romance. Tudo bem, tem alguns vestígios de romance - além da paixonite do Wataru -, mas não é bem explorado. Não vou contar porque seria sploiler (muahaha), quem assistiu sabe do que estou falando. Foi meio que triste esse episódio T_T mas enfim, risos.

A sinopse, que não fez juz ao dorama, e o tema esporte, contribuiu para o fato do dorama não ser muito conhecido ou até mesmo assistido, apesar da sua história incrível e emocionante. Andando pelos sites, percebi que 99% das pessoas que assistiram o dorama, gostaram e 85% derramaram pelo menos uma gotinha de lágrima em algum dos episódios. (fonte da pesquisa: eu, risos.)

Logo no começo quando Wataru entra no grupo, seu objetivo principal era impressionar sua amada Mari-chan. Ele sempre brigava com os outros membros e chegou até a quebrar alguns equipamentos por conta do seu temperamento. Apesar disso, ele acabou gostando de verdade do esporte, juntamente com todos os outros membros. Eles se empenharam juntos, e acabaram virando amigos quase que inseparáveis. Enfrentaram o pessoal do colégio, toda a delegação de ginástica rítmica por grande parte dos membros serem ex membros de gangue e enfrentaram os antigos "amigos" de Wataru. Decidiram não brigar mais e até pararam de fumar. Era até meio engraçado quando eles apareciam cheios de hematomas e curativos no rosto enquanto vestiam uma roupa rosa apertadinha, haha.

Nippori e Ryosuke também espalhando fofura pelo dorama.

O dorama, apesar de retratar a realidade, a situação das garotos que querem fazer ginástica rítmica, mas sofrem preconceitos, retrata também sobre sonhos, amizade, família, amor, lealdade e todas essas coisas que nos fazem amar ainda mais o dorama. Cada episódio conta um pouco sobre cada personagem e seus problemas, mas sempre nos mostrando o valor da amizade.

Agrado ao líder, rs.

Apesar do dorama não ser classificado como comédia, sempre tinha uma coisa ou outra que me fazia rir muito. Nippori era número um pra isso e Wataru não ficava pra trás. Eu tive que rir quando eles reclamaram ao descobrir que teriam que usar aquelas roupas coladinhas e tudo mais. E o drama do Wataru só por causa das roupas e das camisas serem rosa. Hilário.
As cenas da banheira eram as melhores. Eles sempre se reuniam lá, pelo local ser da família do Kaneko, se não me engano. Ai eles ficavam lá pra conversar e pensar na vida, lol. Além de nos proporcionar uma ótima visão, se é que me entendem, hihi.

Uma das cenas mais engraçadas, lol.

Sem contar que minha parte fangirl sempre entrava em mode on quando os rostinho do Miura Shohei, Daito Shunsuke e Yanagishita Tomo aparecia na tela. Amo os outros também, mas no decorrer do blog e das resenhas, vocês vão ver que eles fazem parte da minha extensa lista de biases.

Miura Lindo Shohei. Sem palavras T_T

LOL olha a cara do Kaku Kento. Miura nem vou comentar *-*


O final achei muito digno. Acho que não teria um final melhor pra esse dorama. Amei tudo. O cast, a atuação, a história. Tudo!

 Wataru em seu momento triste lol. As expressões épicas do Yamamoto não faltaram nesse dorama.


Espero que tenham gostado da minha resenha apesar dela estar gigantescamente gigante, hehe. Mas isso é porque eu amo muito esse dorama, sempre vai ter um lugar muito especial no meu coração (lol).
E esperem por mais resenhas que elas estarão a caminho. Se alguém tiver alguma sugestão, pode mandar pelos comentários.

E vocês? Já assistiram? O que acharam? E quem não assistiu, assistiria?

Até mais!
 photo ks_zps08006ea3.png

Um comentário:

  1. Eu fiz um comentário super legal pra essa sua resenha e quando cheguei aqui, fui barrada. "Deve ter no máximo 4.096 caracteres". Sacanagem, só porque eu gosto de escrever uma bíblia sobre as coisas, ninguém nunca reclamou (ainda). Mas enfim, postei em outro lugar, ~lçaskda~sçk. Tá aqui> https://docs.google.com/document/d/1lAvyGJ0tDDQsgdAU4o0envz55FJJpf3ngT2DE8mr_IY/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir